Nova lei de contratação temporária:

O que mudou com a reforma trabalhista?

Em meio a um país com altos índices de desemprego, na época das festas de Natal e Ano Novo surgem ótimas chances para quem busca uma vaga de  emprego.

Os contratos temporários são uma excelente oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, tendo a chance de ser efetivado. Nesse período, a concorrência costuma ser menor pois muitos aproveitam esse período para viajar e descansar.

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) calcula que estão sendo ofertadas 434.429 vagas desse tipo em todo o país. Só no comércio, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima a contratação de 72,2 mil pessoas. Sendo que os segmentos que mais contratam são os de vestuário (47,9 mil vagas) e supermercados (11,5 mil vagas).

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) contabiliza que, até o fim do ano, aproximadamente 59,2 mil vagas serão abertas nos segmentos do comércio e serviços.

A estimativa da CNC é de que os salários alcancem R$ 1.230.

O trabalho temporário é considerado uma oportunidade de recolocação profissional mais rápida no mercado de trabalho formal, além de porta de entrada para o emprego efetivo. Para este ano, a previsão da Asserttem é que 8% dos temporários sejam efetivados no emprego.

O Natal é a principal data para o comércio, e o pico de contratações temporárias no setor ocorre em novembro e dezembro. Já na indústria, as contratações são feitas principalmente em setembro, segundo a Asserttem.

Mas com a reforma trabalhista, houve algumas mudanças nesse tipo de contratação.

Já falamos em posts anteriores sobre mudanças que a reforma trouxe nos contratos de terceirização, novas modalidades de contratação, como trabalho intermitente e teletrabalho e as mudanças nas ferias.

Hoje, vamos falar então sobre as mudanças que a reforma trouxe na contratação de temporários.

O que mudou nos contratos de trabalho temporário?

Vejamos quais as principais mudanças nos contratos de trabalho temporário:

Tem dúvidas sobre reforma trabalhista, as mudanças que ela trouxe nas diversas modalidades de contratações?

Não deixe de ler nossos artigos sobre o assunto e entre em contato conosco.

Conte sempre com a ACM Services para auxiliar sua empresa em qualquer época do ano.