Segurança e Saúde do Trabalho – SST
O que é e que informações enviar para o e-Social
No post de hoje, falaremos de uma coisa de extrema importância para o bom funcionamento da empresa e bem estar dos seus funcionários, que é segurança e saúde do trabalho.
Vamos dar uma pequena introdução nesse assunto e para maiores informações, desde já, convidamos a entrar em contato conosco!
O que é SST?
A definição de segurança e saúde do trabalho, de forma bem simples, é o conjunto de medidas técnicas adotadas para minimizar e prevenir os acidentes de trabalho.
É uma questão muito importante que não só as grandes empresas, como as pequenas e micro empresas precisam estar muito atentas. Isso garante mais qualidade de vida a todos os funcionários e evita multas e ações trabalhistas .
O empresário deve ter em mente que implementar itens para segurança é um investimento, não um gasto.
O órgão que regulamenta a legislação trabalhista de saúde e segurança do trabalho é o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.
Por onde começar?
Para começar, há coisas básicas que podem ser feitas para garantir um ambiente de trabalho seguro, como:
SST no e-Social
A partir de julho de 2019, as empresas com faturamento anual acima de 78 milhões devem enviar informações de segurança e saúde de Trabalho. As demais empresas, a partir de janeiro de 2020.
De acordo com o portal do e-social, os seguintes eventos devem ser enviados:
Esse assunto é muitíssimo importante e toda empresa deve se atentar a segurança, para o bem estar de todos e há muitas outras coisas que se devem implementar no dia a dia da empresa para que possa estar em ordem com a sua segurança.
Se você tem dúvidas no preenchimento das tabelas dos eventos relacionados à SST no e-social, entre em contato com a ACM Services, temos pessoal pronto para dar todo suporte que sua empresa precisa.
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